Presos tinham que pagar para entrar no presídio de Taquara

Publicado: 18 de julho de 2014 em Uncategorized
O diretor e o chefe de segurança da casa prisional foram presos na manhã desta sexta-feira

A investigação do Ministério Público (MP) que resultou na prisão do diretor do presídio de Taquara, Evandro Teixeira, e do chefe de segurança da casa prisional, Marcelo Alexandre Ribeiro de Carvalho, confirmou que os presos tinham  de pagar para permanecer na casa de detenção. Caso não pagassem, eram encaminhados para outros presídios. A negociação era intermediada por um detento do regime aberto, cujo nome não foi divulgado porque o processo corre em segredo de justiça.

Há um cenário de corrupção bastante assustador no presídio – afirmou o promotor do MP Leonardo Giardini de Souza

A investigação, que iniciou em agosto do ano passado após denúncia anônima, comprovou o desvio de verba de convênios com entidade públicas. As entidades e os valores movimentados também não foram divulgados. Também foi confirmado que a direção do presídio fazia prestação de contas com notas falsas com origem em municípios como Gramado, Parobé e Canoas, onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão de provas.   

Os dois presos são suspeitos, até o momento, de peculato, corrupção passiva e homicídio com dolo eventual, pois foi comprovada a omissão de socorro a um preso que morreu no final de 2013. Eles foram presos temporariamente por 30 dias e já foram desligados da penitenciária.

Desde a manhã desta sexta-feira, a Corregedoria Geral do Sistema Penitenciário atua como interventora no presídio, onde ficará até que haja nomeação de uma nova direção, o que ainda não tem data para ocorrer.

ZERO HORA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s