Polícia violência urbana nesse governicho da SSP no Estado/RS

Publicado: 2 de agosto de 2014 em Uncategorized
Número de assassinatos aumenta 22% no Estado
NOS PRIMEIROS SEIS MESES de 2014, Rio Grande do Sul contabiliza 1.169 homicídios, 209 a mais do que os registrados no mesmo período de 2013

Com 209 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) a mais do que no primeiro semestre do ano passado, 2014 tem alta de 22% no número de assassinatos no Rio Grande do Sul. Os dados, divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), revelam que cresceu em 9% o total de furtos e roubos de veículos, e em 13% as ocorrências de roubo.

Nos seis primeiros meses de 2013, foram registrados 960 homicídios dolosos. Neste ano, o número saltou para 1.169. Proporcionalmente ao tamanho da população de cada município, a lista das cidades com mais homicídios por 100 mil habitantes aponta, pela ordem, Alvorada, São Leopoldo, Lajeado, Viamão e Novo Hamburgo. Apesar da alta em 2014, o Rio Grande do Sul saiu do 10º para o quarto menor índice entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

O secretário da Segurança do Estado, Airton Michels, diz que a elevação preocupa, mas entende que o trabalho está “no rumo certo”. Ele defende uma mudança legislativa no país, que puna mais severamente quem usa armas de fogo:

Incrementamos a apuração de homicídios, só que isso não trará resultado imediato. Apostamos no policiamento comunitário. Estamos preocupados, mas ao mesmo tempo convictos de que temos uma política duradoura para o tema.

Para Rodrigo Azevedo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há uma dificuldade, em âmbito nacional, de melhorar as políticas de prevenção à violência urbana.

Isso deve ser tratado como situação grave, com políticas específicas para evitar homicídios.

MAURICIO TONETTO

comentários
  1. Luis disse:

    Com certeza a verdade é bem pior!

  2. thiago disse:

    E ainda tem um FANTOCHE que nem o DSEP e as IRINETES …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s