Susepe determina fim das revistas íntimas em casas prisionais do RS

Publicado: 21 de novembro de 2014 em Uncategorized
Tags:, , , , , , ,
Portaria publicada no Diário Oficial do Estado acabou com a prática.
Segundo superintendência, legado da Copa do Mundo ajudou na medida.

Do G1 RS

Pasc será a primeira a receber scanner corporal no RS (Foto: Neiva Motta/Divulgação)
Pasc será a primeira a receber scanner corporal no
RS (Foto: Neiva Motta/Divulgação)

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19) determina o fim de revistas íntimas em casa prisionais do Rio Grande do Sul, informou a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). De acordo com o órgão, a implementação da medida se tornou possível após penitenciárias receberem equipamentos para scanner corporal, adquiridos com investimento de quase R$ 500 mil, além de portais e raquetes detectores de metais, herdadas da organização da Copa do Mundo.

O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, diz que todas as casas prisionais do estado deverão estar aptas a cumprir a portaria até o início de dezembro. Segundo ele, os novos sistemas oferecem o mesmo grau de segurança da revista íntima. “Com os detectores de metais e scanners, não haverá a possibilidade de entrada de armas. Além disso, se submetia ao vexatório pessoas que não estão condenadas a nenhuma tipo de pena. É uma questão de respeito”, afirmou ao G1.

No mês passado, a Justiça já havia determinado a proibição das revistas íntimas no Presídio Central de Porto Alegre, o maior do estado, e atualmente em fase de desocupação para ser demolido. A medida começar a valer a partir do dia 1º de dezembro.

Segundo a Susepe, o primeiro body scanner (scanner corporal) será instalado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na Região Carbonífera. A previsão é que o equipamento seja incorporado à rotina de visita ao presídio ainda em novembro. Mais equipamentos serão adquiridos para outras unidades prisionais do estado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s