Nenhuma escola gaúcha entre os 100 melhores

Publicado: 24 de dezembro de 2014 em Uncategorized
Tags:, , ,
Educação resultado preocupante. Longe do topo do ENEM.
Estado não tem nenhuma escola entre as 100 melhor colocadas no exame no país. Entre as 10 mais bem posicionadas do RS, duas são federais e oito são particulares

As mais bem colocadas escolas do Rio Grande do Sul no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 recuaram no ranking da avaliação. Se o Estado tinha apenas dois colégios entre os cem melhores do país em 2012, no ano passado a situação foi ainda mais preocupante: nenhuma instituição. O ranking foi calculado a partir dos dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Para chegar à média das escolas, ZH considerou os quatro testes objetivos: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática. A redação ficou fora do cálculo.

Mais uma vez, o primeiro colocado no Estado é o Colégio Politécnico da UFSM, de Santa Maria. No entanto, se no Enem 2012 a escola federal ficou na 23ª colocação nacional, no ano passado, caiu 107 posições, ficando em 130º no país.

Na sequência entre as gaúchas vem o Colégio Sinodal de São Leopoldo. Embora a escola privada localizada no Vale do Sinos tenha superado o Colégio Militar de Porto Alegre (federal), que era o segundo melhor gaúcho no ano passado e estava na 97ª posição nacional (agora é o 181º), ela também perdeu posições. De 148º foi para o 162º lugar.

Para a professora da Faculdade de Educação da UFRGS e especialista em provas do Enem Roselane Costella, a explicação para o desempenho pode estar em alunos e professores que ainda dão menos importância ao exame do que deveriam:

O Enem não é o único indicador de qualidade do ensino, mas é um termômetro importante do desempenho.

Roselane acredita que o ensino gaúcho ainda adota, majoritariamente, uma metodologia de ensino dividida por disciplinas, enquanto o Enem aborda questões por área do conhecimento. Entre as 10 melhores escolas do RS, duas são federais e as outras oito são privadas. As sete escolas estaduais mais bem colocadas no ranking são mantidas pela Brigada Militar, os colégios Tiradentes. O secretário da Educação do Estado, Jose Clovis de Azevedo, optou por não comentar o desempenho das escolas estaduais na prova, segundo a assessoria de imprensa da pasta.

Das cem melhores escolas do país, 93 são da rede particular, seis são federais e uma é estadual. A região Sudeste concentra 77 das instituições brasileiras com melhores médias. A nota mais alta foi o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, com uma média de 741,94 na parte objetiva. A escola é privada.

fernandadacosta@zerohora.com.br marcelo.gonzatto@zerohora.com.br vanessa.kannenberg@zerohora.com.br

FERNANDA DA COSTA MARCELO GONZATTO VANESSA KANNENBERG
comentários
  1. Antonio disse:

    ESTA É A EDUCAÇÃO DO PT!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s