O governador está mal. “Sartori se e desgastou e perdeu bases em menos de dois meses”

Publicado: 23 de fevereiro de 2015 em Uncategorized
Tags:, ,
Por Carlos Rollsing / Zero Hora – pág. 12
A Vingança dos Excluídos

Se a eleição ao comando do diretório estadual do PMDB parecia se encaminhar para uma solução de consenso, com a possível aclamação de Ibsen Pinheiro, um fato novo mudou tudo neste final de semana.

Peemedebistas insatisfeitos com o governo de José Ivo Sartori, entre parlamentares e prefeitos, iniciaram um movimento para lançar a candidatura do deputado federal Alceu Moreira, que já aceitou o desafio. Nos bastidores da sigla, é enorme o desconforto com as nomeações para o governo estadual. Há um sentimento de exclusão, o que serviu para atender a interesses de partidos aliados. Na visão dos descontentes, Ibsen Pinheiro seria um presidente subserviente a Sartori, que acumularia o controle do Piratini e do partido. Fardado para concorrer, Alceu, um porta-voz dos revoltados, está articulado com os deputados federais Darcísio Perondi e Osmar Terra.

Hoje, ele se reunirá com diversas lideranças da sigla em Porto Alegre, além de buscar o apoio de Edson Brum, atual presidente do PMDB. Alceu ainda está medindo as palavras, diz que a prioridade é preparar a legenda para as eleições de 2016, mas não deixa de afirmar que o comando partidário precisa de “independência”. Um claro recado de quem acha que Ibsen seria uma extensão do poder de Sartori.

Dias atrás, uma crise se espalhou pelo Piratini depois que o secretário da Educação, Vieira da Cunha, nomeou um pedetista para comandar a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do Litoral. O detalhe é que esse pedetista é um dos inimigos do PMDB na região, onde a rivalidade é ferrenha. Lideranças como Alceu e o deputado estadual Gabriel Souza ficaram furiosas com o desprestígio junto a Sartori.

O núcleo do Piratini, até agora, coleciona tropeços políticos. No PMDB, Sartori se desgastou e perdeu bases em menos de dois meses. Os excluídos preparam o contragolpe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s