A PASC era – há muito tempo – como Alta Segurança

Publicado: 29 de junho de 2015 em Uncategorized
Tags:, , ,
Susepe recaptura fugitivo da PASC em Charqueadas
Carlos Evair Souza da Silva, conhecido como Nego Zu, fugiu da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas no fim da tarde deste sábado

Por: Kyane Vives

17481074

Carlos Evair Souza da Silva, o Nego Zu Foto: Divulgação

Carlos Evair Souza da Silva, conhecido como Nego Zu, que fugiu da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) por volta das 18h30min deste sábado, foi recapturado 24 horas depois. Um agente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) encontrou o homem neste domingo, por volta das 18h30min, no Parque Ademar Farias, conhecido como Parcão, onde ocorria um evento. 

De acordo com o comandante da Brigada Militar de Charqueadas, major José Renato Romano dos Santos, o detento teria relatado como aconteceu a ação de fuga: Nego Zu teria escalado o muro interno da Pasc com uma corda artesanal, conhecida como jiboia, e, após chegar ao solo, rastejado até as proximidades de uma garagem no segundo muro, o qual dá acesso para fora da penitenciária. 

Ele teria subido o muro pela parede e descido pela jiboia. Na área externa, dois agentes penitenciários teriam avistado o criminoso e efetuado dois disparos contra ele, mas não teriam acertado. Ainda segundo o major, Nego Zu teria recebido apoio de presos do regime semiaberto e se escondido no Instituto Penal Escola Profissionalizante (Ipep), próximo à Pasc, mas logo deixou o local.

Nego Zu foi condenado a 98 anos de prisão e cumpriu apenas três anos – a condenação vai até 2110 e o preso tem 27 anos.

O delegado Rodrigo Reis, da Delegacia de Polícia de Charqueadas já solicitou à delegada penitenciária regional da Susepe imagens das câmeras de segurança da Pasc para investigar se a fuga foi “pura destreza do preso ou se ele recebeu ajuda de alguém de dentro”.

Também vamos ouvir todos os servidores da Susepe e da BM que estavam trabalhando no dia — explica o delegado.

Nego Zu responde a crimes hediondos, como homicídio e latrocínio (assalto com morte), além de porte ilegal de arma e 10 condenações por assalto. Ele estava preso na primeira galeria do pavilhão A da Pasc. O preso fugiu pulando o muro que dá acesso ao prédio de revista dos visitantes da Pasc, logo após o horário de visitas.

Fuga de Nego Zu é a quarta da história da Pasc

Esta é a quarta fuga da história da penitenciária de Charqueadas. O primeiro detento a conseguir escapar da Pasc foi Papagaio, em 1999. Depois dele, Zoreia e Michel Bonotto fugiram. Todos foram recapturados menos de um ano após as fugas. Relembre as outras três fugas, com informações da Rádio Gaúcha:

Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, fugiu da penitenciária em 1999. Ele foi capturado no dia 6 de janeiro de 2000, no litoral catarinense.

Sandro Alexandre de Paula, de 26 anos, conhecido como Zoreia, fugiu da Pasc em 2011. Ele foi recapturado no mesmo ano, escondido na penitenciária agrícola de Charqueadas.

Michel Bonotto fugiu da PASC em 2012, após Richely Bonotto trocar de lugar com o irmão, e Michel sair pela porta da frente do presídio. Foi capturado na Bahia, alguns meses depois.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s