Quem está se aproveitando desse momento?

Publicado: 25 de julho de 2015 em Uncategorized
Tags:, , , ,
Ao ler a matéria publicada no Clic RBS e Jornal Zero Hora a respeito das diárias contínuas realizadas pela Corregedora-Geral da Susepe, Mônica Pires e pelo atual Diretor do Departamento de Execução Penal-DSEP, Mário Pelz, entendo necessária uma análise sobre quais interesses estão por trás de uma reportagem tão sensacionalista. Então, deixemos de lato as “simpatias ou antipatias” para que seja possível racionalizar.  

Em primeiro lugar quem não conhece a Susepe ao ler a matéria pensa que a servidora “recebeu valor extra sem realizar os deslocamentos”, o que todos sabem que não é verdade. Segundo, desde 1995 que a Susepe vem suprindo à falta de servidores com diaristas, vejam bem, a Força Tarefa da Brigada Militar atua nos presídios, mediante o pagamento de DIÁRIAS CONTÍNUAS há 20 anos, inclusive comemora a data. É público que a maioria dos oficiais que lá trabalha reside em Porto Alegre, mas no papel, é lotada no interior do Estado, para que o policial faça jus ao valor da diária, e isso pode perdurar por dois ou três anos consecutivos. Porém, no caso da Brigada Militar, o Comandante Geral foi para a imprensa e confirmou que “a diária na verdade era uma forma de incentivo ao Policial Militar para trabalhar em presídio”. E aí depois disso, quem contestou? O atual Diretor do Presídio Central parece que não é a primeira vez que integra a Força Tarefa, mas alguém duvidou ou questionou sua integridade moral ou honestidade, pelo fato de receber diárias? Mas, então pergunto: por qual razão estão questionando a moral de dois servidores da Susepe por fato semelhante?

Prezados, leitores, questiono também, quantos servidores conhecemos na Susepe que nos últimos tempos só aceitaram administrar estabelecimentos prisionais ou atuar como chefes de segurança e supervisores, mediante o pagamento de diárias? E mais, isso não é de hoje, tem gente que está desde 2008, recebendo tal verba, e olha que neste caso já estamos passando para um outro governo! Pois bem, continuo a questionar: por que somente Mário e Mônica foram “os mártires” de toda essa falta de estrutura, da instituição? A quem interessa “derrubar” a atual Corregedora-Geral a ponto de plantar uma matéria tendenciosa e sensacionalista?

Pelo o que li na reportagem a servidora, TSP Advogada, integrava um grupo do DSEP responsável pelo Projeto Classificação de Presos, apresentou comprovante de deslocamento, assinou livro-ponto, então onde está a irregularidade se estava desempenhando uma atividade técnica para o Departamento de Segurança e Execução Penal? Neste caso lógico que a despesa com a diária fosse ordenada por aquele Departamento, sendo de responsabilidade de quem ordena e não de quem recebe.

Analisando o período das diárias da TSP constatei que a maioria foi para Arroio dos Ratos, mas quem não sabe que tal Penitenciária foi inaugurada em 2012 com a obrigação de desafogar o Presídio Central e sem nenhum servidor lotado, tanto na segurança como na área técnica? Sim, na Penitenciária de Arroio dos Ratos as chefias, diretor, chefe de segurança, chefe da sala de revista e auxiliares atuaram, na maioria, até início de 2015, mediante o pagamento de diárias!

E olhem que muitos nem viajavam 60 Km, então por que somente questionam as diárias de Mônica? Será devido ao cargo que ocupa? Então todos na Susepe que fizeram diárias por longo período são desonestos?

Continuo a questionar, de quem é a responsabilidade? Quem deve responder, o servidor que lá labutou por dois ou três anos mediante o pagamento de diárias ou o Estado que não realizou concurso para suprir à falta de pessoal e mesmo assim abriu novos estabelecimentos prisionais? 

Por fim, prezados leitores, não sejamos hipócritas, é hora de tirarmos as máscaras e de sermos um pouco corporativistas, como a Brigada Militar, não vamos permitir que uma matéria sensacionalista macule o nome da instituição Susepe, e em especial dos colegas agentes penitenciários, agentes administrativos e técnicos que desempenharam atividades que muitos não queriam e que hoje estão tendo seus nomes e carreiras manchadas.

Quem está se aproveitando desse momento?

comentários
  1. susepiano disse:

    Corporativista com a Mônica? Corporativista com o Mário Pelz? Nos polpe dessa por favor. Quantos pais e mães de família eles prejudicaram? Outra coisa, quem sempre foi beneficiado com diárias cruzadas? Os carregadores de piano da susepe é que não com certeza! Outra coisa, tinha servidor recebendo 29,5 diárias e meia mais 40 horas eztras, e sequer trabalhavam de segunda a sexta. Você acha isso correto? Quem recebia estas vantagens? O guardinha lá do fundo de galeria? NÃO, sempre os mesmos! Tem mais coisa que ela vai ter que responder ainda, é só questão de tempo. Tem processo de colega que tá findando e as falcatruas virão à tona! Aguardem!

  2. susepiano disse:

    Outra coisa, não se está questionando se o trabalho foi ou não realizado por ela, mas o fato dela ter recebido diárias ao invés de ter sido lotada lá. Quando é para ferrar servidores tá tudo bem, mas quando é no deles o berreiro pega. Bom cabrito não berra! Tem mais processos chegando por aí! Em breve teremos novidade!

  3. susepiano disse:

    E o cezinha? Pelo que sei continua dando as cartas no monitoramento. O MP deveria investigar tb as fugas que deixaram de ser passadas para eles poderem vender um sistema que não funciona!

  4. João silveira disse:

    Acho que ela no papel de Corregedora Geral deveria dar o exemplo não cometendo imoralidades a favor do bolso. Me desculpem mas enquanto guarda ficam no cara a cara tocando uma cadeia e não tem nem uma hora extra para fazer lá em cima a farra correu solta durante a administração do PT.

  5. Não concordo com o texto em seu inteiro teor. Inicialmente não se questiona a lisura profissional dos envolvidos o que se questiona é que além de imoral é IMPOSSÏVEl alguém realizar carga horária que façam jus a tal pagamento. As ciências exatas e a legislação vigente IMPEDE e VEDA solenemente que uma carga horária dessa natureza ( que justifique tantas HE e diárias) seja realizada. Impressiona mais ainda é que os gestores que deveriam dar o exemplo realizaram algo que eles fiscalizavam para que NÃO ocorresse com o “guarda” do fundão ou do servidor do expediente que se desdobravam realizando audiências e escoltas hospitalares. Tem algo errado e precisa ser corrigido.Infelizmente somos corporativistas e hipócritas em algumas ocasiões PRINCIPALMENTE quando o(a) colega é do andar de cima ou bonitinho(a) e não cheira a fundão de cadeia. A quem fica na linha de frente recebendo o ônus desse serviço estressante CACETE nele! SEMPRE foi assim e continua sendo.

  6. Varlei Severo disse:

    Fiquei mais de 30 anos na SUSEPE. Pergunto: Quando que lá em cima, cargos de chefia foram “técnicos”?????? Nunca foram e não os são. Tudo politicagem barata, daí vem as oportunidades de fazerem falcatruas como essas das diárias, devido serem costas quentes politicamente, fazendo a ciranda de benesses entre si e os do fundão das cadeias que se ralem. Se forem investigar a fundo, verão que “os amiguinhos” das atuais chefias, são beneficiados e os demais, são discriminados. Tanto a Mônica quanto o Mario, deveriam ter mais respeito com o erário público e principalmente com a classe. Qual deles ou ambos, nos atuais cargos tem moral para cobrar qualquer coisa que seja???????? Pra pensar!

  7. Adão disse:

    Vejo pelos comentários de alguns que “se fosse o guarda que fica no fundão recebendo essas benesses, estaria tudo ok”. Sinceramente, nada ok, pra ser exato. Nem a corregedora, nem o Mario Pelz, nem NINGUÉM deveria receber além do seu salário. Horas extras deveriam ser extintas, pois tem muito vagabundo que passa o dia tomando chimarrão que ficou muito tempo recebendo, então por favor não me venham pregar moral de cuecas (estamos só nós, da SUSEPE, lendo isso, a quem querem enganar?). Querem moralizar? TERMINEM COM AS HORAS EXTRAS. Mas daí vem outro problema: tem muito guarda que passa o tempo todo miando e se arrastando (cruza de cobra com gato, muito comum na instituição), que de tanta unha grande que criaram (a maioria já está na classe E e com permanência), passaram com as horas extras a ganhar mais que governador. Acabem com a permanência e com as horas extras e verão como a SUSEPE funciona melhor.

  8. susepiano disse:

    Com relação a minha manifestação, jamais disse que esta irregularidade deveria se estender aos servidores honestos da nossa instituição. Segundo, NOSSA instituição JAMAIS foi corporativista, pois o que ocorre entre os peixes grandes, é que um esconde o podre do outro. Com relação as horas extras, não há por que termina-las, pois muitos servidores fazem as horas (eu não recebo horas extras), o problema é os que ganham e não fazem. O que ocorreu no governo do PT foi imoral e ilegal, e sempre os mesmos beneficiados. É só olharem os livros pontos e confrontarem com os livros de entrada nas penitenciárias que verão se os 29,5 c/ 40 HE cumpriam esta carga horária impossível. E não era somente estes dois, tem mais gente!

    • Adão disse:

      Me desculpe, mas mesmo fazendo horas extras elas são imorais sim, pois o servidor tem que cumprir sua carga horária e receber por isso. Hora extra só serve para engordar salário de servidor, sendo muitos deles vagabundos que embora estejam na cadeia só ficam tomando chimarrão e enchendo o saco. Tem que moralizar essa SUSEPE, a começar por isso. Diárias? Meias fichas? Isso é café pequeno.

  9. susepiano disse:

    Adão, infelizmente tenho que discordar de ti. Sei que infelizmente existem coisas erradas com relação as HE, entretanto, penalizar uma classe inteira por isso, já penso ser demais. Você deve ter seus motivos para pensar assim e por isso respeito tua posição, entretanto, discordo. Onde eu trabalho, existem
    existem alguns que recem por que exercem uma função e fazem as HE e outros que GANHAM sem fazer. O que tem que acabar na susepe é a politicagem barata, onde vagabundos puxa saco são indicados para as promoções de classe enquanto muitos que trabalham de verdade não possuem oportunidade.

  10. peter disse:

    quem somos nos para julgar alguém…………….

  11. susepiano disse:

    Aliás, onde está a imoralidade em você receber por fazer horas extras? Imoral e ilegal é receber sem fazer o que existe na susepe. Creio que você esta equivocado, pois HE existe tanto no serviço público quanto no privado. Ta batendo um recalque na tua posição. Eu não recebo e hoje nem quero, qto menos tempo em um presídio melhor.

  12. susepiano disse:

    Peter, a questão não é julgar, mas discutir irregularidades. Vc foi um dos que recebeu 29,5 mais 40HE? Se recebeu, pensa ser legal? TODOS que recebiam esta irregularidade faziam expediente, então como poderiam fechar a carga horária? Por isso Todos deveriam responder por improbidade e devolver aos cofres públicos esta farra com o dinheiro do cidadão que paga impostos.

    • peter disse:

      susepiano, em primeiro lugar você tem que se identificar quem é pra depois fazer algum comentário eu nunca fiz 29,5 muito menos 40HE, sempre fiz 24×72, pois tenho outros afazeres e se alguém fez ou ainda faz 29,5 ou 40HE isso é porque alguém deu oportunidade e esta dando e se alguém achar que esta errado não nos meros fundos de cadeias que vamos julgar, tem que deixar para os órgãos competentes, e você mesmo sabe que na SUSEPE, sempre teve esse tal de favorecimento para alguns ” se tu é amigo do rei” ou melhor ” puxa saco” não interessa se tu és o pior funcionário do mundo sempre vai ter vantagens, e quem somos nos para dizer que não, infelizmente isso é uma máfia e para terminar meu amigo acho que nunca, um segura o outro, “troca de favores”, hoje eu estou na cadeira amanhã tu vai estar então fica aqui ganhando 29,5 e 40HE, que no outro governo só invertemos. Isso nunca vai terminar. Por isso faremos os nossos plantões da melhor forma possível, sem deixar algo de errado, tudo conforme manda a Lei. |e deixa eles sempre foi assim. E me desculpe amigo susepiano se te ofendi, gosto muito dos seus comentários são de pessoas honestas, mais o caso de eu ter comentado de quem somos nós para julgar é motivo que nos somos apenas meros guardas de fundo de cadeia que somente batemos cadeados, servimos refeições a presos, fizemos escoltas hospitalares, custodias de audiências as vezes arriscando a vida, enquanto os bom estão lá atrás de um birô só tomando mate e dando rizadas e postando no site da SUSEPE, festinhas, viagens, na real se aparecendo, enquanto as cadeias estão pegando fogo, com superlotação, os presos se revezando pra dormir, celas que são para quatro presos tem vinte ou mais presos dentro com um espaço de 4×6, falta de funcionários, prédios precários com esgotos entupidos, uma total desumanização, para o individuo que tem que cumprir sua privação de liberdade.

  13. Susepiano disse:

    Por isso te fiz a pergunta para você Peter, se você recebeu ou não esta IRREGULARIDADE. Independente de ser você ou outro Peter, É ILEGAL e tem que acabar! Sou contra isso, por isso minha manifestação. O problema da susepe não são os servidores de baixo, mas a politicagem barata que coloca nos cargos incompetentes e muitos mal carater. Que existe servidores bons que ocupam cargos de chefia com certeza, infelizmente não são a maioria. Concordo em tudo que você postou no final do teu comentário. Sonho no dia em que o Ministério Público abrir a caixa preta da susepe DE CIMA PARA BAIXO, PEGANDO OS PEIXES GRANDES! Não fique bravo comigo, pois em nenhum momento quis ser ofensivo a sua pessoa, mas que se você tivesse recebido, do meu ponto de vista seria ilegal. Hoje estamos pagando o preço da farra que aconteceu com o dinheiro público. Daqui a pouco, não teremos nem salário para receber!

  14. peter disse:

    é verdade susepiano, concordo plenamente que o MP tenha que intervir e desmascarar essa máfia que entra governo e sai governo e sempre os mesmos sempre caindo pra cima, tem uns que são camaleões já trocaram de partido mais de mil vezes, estão sempre numa boa. os salários já estão sendo parcelados daqui a pouco vamos levar três meses para receber. tudo pelo fato de abusos da renda do Estado.

  15. Susepiano disse:

    Se parcelar sou a favor da GREVE! Eu não vou trabalhar para que o senhor Sartori e sua máfia continuem recebendo seus salários em dia, com suas diárias quadruplicadas e com os aumentos que foram concedidos. Não vou trabalhar, para que o Judiciário receba seus salários em dia, seu auxílio moradia de R$ 4 mil reais, seu vale refeição de R$ 700 setecentos reais, e suas diárias altíssimas em dia (MP e Defensoria). Não vou trabalhar para que os bandidos (a maioria) da assembléia legislativa, aqueles que cobram a metade do salário dos seus assessores, aqueles que receberam um aumento maravilhoso, que possuem diárias maravilhosas, que fraudam hodômetros de veículos recebam seus salários em dia! Este SARTORI É UMA VERGONHA. O lado bom é que o ano que vem tem eleição e vamos dar a resposta ao PMDB E SUA BASE ALIADA. Vamos começar parando as escoltas e as visitas em presídios, e, depois que começar a pegar fogo, o Sartori que vá apagar o incêndio. Você deveria responder processo criminal por TORTURA PSICOLÓGICA, O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O FUNCIONALISMO DESTE ESTADO É TORTURA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO! VAMOS PARAR ESTE ESTADO!

  16. Adão disse:

    Susepiano, em primeiro lugar, “penalizar” alguém por cortar o que é imoral é balela. O sujeito tem uma tabela de subsídio aprovada em assembleia, então vá viver com o que está no contracheque. A hora extra custa muito caro ao contribuinte. Se faltam servidores, que o governo faça concurso público. Hora extra não é direito de ninguém. Então, se só uns poucos recebem, e geralmente os mais vagabundos, então que sejam extintas. Em segundo lugar, se vai chamar alguém de recalcado vá falar com teus parentes, pois em nenhum momento eu te faltei com o respeito. É esse o baixo nível que temos na nossa instituição que nos faz perder o respeito no próprio serviço público, qualquer boçal fala merda como se tivesse no quintal de casa.

  17. Susepiano disse:

    Eu vivo muito bem com o que ganho, pois graças a Deus tenho outros ganhos fora da susepe que ajudam a melhorar minha renda, o que muitos colegas fazem. Outra coisa, você deve estudar um pouco mais sobre horas extras. Eu falei que existem até na iniciativa privada, mas para ganhá-las é preciso fazê-las, foi isso o que eu disse. Aliás, se a LEI PREVÊ O PAGAMENTO ELAS SÃO LEGAIS E MORAIS, dá uma olhada na LC 10.098/94 antes de falar asneira. Em nenhum momento disse que o servidor deve GANHAR por apadrinhamento! Tua posição é visivelmente pessoal como sempre na susepe (meu umbigo em primeiro lugar). Você generaliza que os colegas que ganham as horas GERALMENTE são VAGABUNDOS, daí vem dizer que eu estou faltando com o respeito? Eu não recebo e nem quero, agora, se o servidor fizer as horas não vejo problema. O problema da susepe é que “EU” em primeiro lugar, se o meu colega recebe algo, EU deveria receber também. Chamar os outros de vagabundo e boçal sem olhar para o próprio rabo? Você deve ser uma servidor maravilhoso, um exemplo a ser seguido, não deve chegar atrasado, guarda o posto, chama a responsabilidade, etc! Parabéns!!!!!!

    • Adão disse:

      Estou dizendo que “recalque” é a PQP, caso não tenha entendido. E servidor precisa aprender a viver com seu subsídio. Hora extra é imoral, assim penso e não é um sujeito que sequer se identifica com o primeiro nome que irá me calar. Portanto, seguirei defendendo a extinção das horas extras, pois se não querem nem pagar em dia nosso subsídio, então tem que cortar de quem está ganhando além, GERALMENTE VAGABUNDOS sim, apadrinhados. Servidor maravilhoso deve ser você, defendendo isso. E vá você olhar pro próprio rabo.

  18. Susepiano disse:

    Gostei do teu nível de debate recalcado. Não vou descer ao teu nível, pois tua mãe não tem culpa de ter uma pessoa igual a você como filho. Quem fala o que quer ouve o que não quer. Em nenhum momento ofendi a tua família, então tenta manter um pouco o nível. Tu deve ser destes que só se arrasta e mia pelos cantos, como colocaste em teu próprio comentário anterior. Não defendo vagabundo por que nunca fui um, sou contra, agora generalizar é demais. Se você não respeita nem teu colega vai querer respeito? Outra coisa, aproveita e lava esta boca suja com soda!

  19. Adão disse:

    Meu nível? Tu vai levar várias reencarnações para chegar nele. Um recalcado que nem tu nem deve ter mãe, pra começo de conversa. Tu deve ser desses vadios que só dorme e toma chimarrão pra defender essa putaria de farra de horas extras pros amigos do rei (em outras palavras, um vagabundo de marca maior). Se tivesse um pingo de dignidade colocaria pelo menos teu primeiro nome. E vem dizer que não defende vagabundo? Claro que não, só defende a si próprio, uma patética cruza de cobra com gato, só mi e se arrasta.

  20. Susepiano disse:

    Tenho mãe, e respeito ela da mesma maneira que respeitei a tua quando não baixei o nível do debate. Ela me deu educação e me ensinou a respeitar opiniões contrárias, iguais a tua. Gosto deste Blog pelo espaço democrático que nos proporciona, por isso expresso minha opinião. Ao contrário do que você pensa, não defendo vagabundo e não desejo para ti nem a metade do que já passei nestes poucos anos de servidor que tenho. O que já passei neste sistema, tem VAGABUNDO que vai ficar 30 anos e não vai chegar nem perto. Sou colega de quem é colega Sr. Adão e detesto vagabundo. Respeito sua opinião e vou ficar com a minha. Daqui algum tempo, vou colocar meu nome completo aqui, como já fiz em outras épocas.

  21. Adão disse:

    Se chamar de recalcado não é baixar o nível, então fique com teu recalque. Defender a moralidade com recursos públicos não sinal de recalque, e sim de responsabilidade como servidor e cidadão. Estranho dizer que detesta vagabundo mas defende esse mecanismo imoral de complemento salarial (para alguns poucos) que é a hora extra. Torço para que muito em breve esse mecanismo seja 100% extinto.

  22. Susepiano disse:

    Adão, fica com a tua opinião e eu fico com a minha e a vida segue!

  23. Adão disse:

    Concordo… quem resolveu chinelear primeiro me chamando de recalcado foi você. Se ficar com sua opinião, eu fico com a minha.

  24. WEu ia me posicionar, dar meu “peteco”, mas o Angelo de Araujo Régis falou por mim. Outros também estão estupefatos. Servi 30 anos na SUSEPE e nunca vi nada igual. Com a miséria que vive os presídios e penit. não deveria haver fatos assim.Não sei porque o governo não afasta estes servidores…Ou ainda tem alguma dúvida? É o mínimo que deveriam fazer como exemplo, mas caso provem a lisura de seus atos que retornem ao cargo.A voz do servidor está ai…E ela tem peso.

  25. jonas disse:

    esse adão é um PT de merda…………

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s