Fazenda propõe adiantar o 13º em duas parcelas

Publicado: 22 de agosto de 2015 em Uncategorized
Tags:,
Após suspender antecipação, governo pode pagar a beneficiários em duas partes, cada uma de 25% do salário, em setembro e outubro

Após pressão política dentro do próprio governo, o Ministério da Fazenda estuda propor ao Palácio do Planalto pagar parte do adiantamento do 13º salário dos beneficiários da Previdência Social em duas parcelas, uma ainda em setembro (25%) e outra em outubro (25%). Os 50% restantes viriam em dezembro, como já ocorre hoje.

A antecipação será possível, conforme os cálculos do Tesouro, graças à receita extra que o governo terá com a aprovação, nesta semana, do projeto de reoneração da folha de pagamento e de recursos adicionais que virão de algumas das concessões públicas.

A ideia da equipe econômica é diluir o impacto do gasto (cerca de R$ 15 bilhões) no caixa da União ao longo do próximo bimestre.

A presidente Dilma Rousseff bateria o martelo sobre o assunto até a noite ontem. Até o fechamento desta edição, entretanto, não havia sido divulgada informação sobre a decisão do governo.

Por falta de dinheiro, a Fazenda suspendeu em agosto o adiantamento dos aposentados normalmente pago até o início de setembro. O objetivo era depositar os vaores somente em dezembro, quando o 13º salário é pago. O problema é que a antecipação de 50% do benefício entre agosto e o início de setembro ocorre há nove anos, apesar de não ser obrigatória.

A decisão gerou polêmica e o ministério se viu obrigado, por pressão política, a rever sua posição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s